domingo, 28 de abril de 2013

Agora Posso ser Miss...

*por AR

Antes dos 11 anos li Quo Vadis?
O romance denso chamou a atenção dessa garotinha barata de biblioteca. A ambientação em Roma, citando personagens bíblicos e históricos, garantiram o restante do fascínio. Ter visto o filme, meio que escondida e de madrugada, foi o toque final para a escolha.
Confesso que li devagar, saboreando o fato de ler um livro 'de adulto' pela primeira vez, que muitos nem sabiam existir. Foi assim que parei de ler livros 'de criança'.

Embora nesta época eu já tivesse lido muitos de Charles Dickens, Hans Christian, Irmãos Grimm, entre outros, nunca cheguei a ler "O Pequeno Príncipe". Do alto do meu preconceito, eu achava que, por saber diversas citações, ter visto o filme e ser um "livro de Miss", não valia muito a pena... "Qualquer dia desses eu leio", eu pensava. "Já sei tantas citações que deve completar o livro." Deixei pra lá....

Até que, recentemente, meu namorado - um dos caras mais cultos que conheço, irreverente e com uma visão de mundo um tanto cética, cínica mesmo, às vezes - me falou do livro e do quão maravilhoso ele é.
Bardo então me deu o livro, meu primeiro presente de aniversário este ano, com a recomendação tácita de lê-lo com o coração aberto.

E finalmente esse pequeno governante do asteroide B612, que tinha uma rosa, três vulcões e conversava com serpentes e raposas, entrou em minha vida...

Mais do que os lindos, porém óbvios: "Você é responsável por aquilo que cativas", ou "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos", vi um livro incrível, que fala de resistência às mudanças, culpas e seus círculos viciosos, egoísmo, egocentrismo, falta de sentido para a vida, ignorância... Fala também de visão, esperança, sabedoria, tolerância, afeto. Humildade, simplicidade, aceitação, coragem.

Estou completamente encantada com este livrinho gigantesco!!! Se, quando ainda criança, quis ver como pessoa grande, e acabei vendo; hoje, como pessoa grande que sou, me descobri capaz de ver como criança. De perceber o elefante na jiboia e admirar o carneirinho dormindo na caixa, ainda sem sua focinheira.


E sim. Eu acho que o principezinho deu jeito na falta da correia.

Agora me perguntam: Quo Vadis (para onde vais), Raquel?

Vou deixar a pessoa grande pensar com a simplicidade de uma criança, pegar carona e viajar pelos diversos planetas que povoam minha mente. Conhecer tantos asteroides, cometas e planetas quanto puder. Saber como se comportam meus governantes e praticar a simplicidade do meu pequeno amigo...  A viagem é longa...


Como Bardo disse: é um livro que basta ler uma vez, para remoê-lo o resto da vida...

E, segundo ele, era o que me faltava para ser Miss...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails