segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sob preconceitos e outras vergonhas...

*por AR


Outro dia eu estava voltando do almoço e, ao pegar o carro em frente de casa, vi duas garotas de cerca de 13, 14 anos conversando bem juntinhas. Nada demais. Duas amigas saindo da escola fofocando sobre o boy mais magia de todos, olhando mensagens no celular.
Ao chegar mais perto, vi algo que - confesso - me surpreendeu: as duas eram namoradas e estavam trocando carinhos. Dia alto, meio da rua, sem vergonha ou medo.
Ao mesmo tempo, percebi uma senhora com uma adolescente mais ou menos da idade das meninas no ponto de ônibus ao lado da minha garagem. A menina estava claramente criticando a atitude das outras e eu já podia "ouvir" a resposta da senhora, cheia de preconceitos e lições de moral.
Mas aí a vida - na forma desta senhora - me deu uma lição da qual dificilmente esquecerei...
Ela olhou para a neta e, com a expressão muito séria, disparou: "e daí se elas namoram? E daí se elas são mulheres que gostam de mulheres? O importante é que elas estão estudando, vivendo a vida delas. Melhor que você que está aí só fofocando. Você tem que aprender a viver sua vida, menina!"

E, chateada comigo, percebi o quão preconceituosa EU havia sido... Nem tanto pelas meninas, que, mesmo me surpreendendo, me deixaram feliz pela liberdade de expressão que elas tinham; mas pela atitude que eu achei que a senhora teria.

A gente sempre acha que o preconceito é do outro...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails