sexta-feira, 1 de março de 2013

Quem merece nosso melhor?

*por AR

Não me considero uma grande filósofa e, às vezes, tenho até preguiça de pensar sobre certas coisas. Mas uma coisa eu sei: não damos valor ao que realmente importa. Ou não de forma proporcional.

Vejamos...
Onde usamos nosso melhor look? Fora de casa. Para, na maioria, estranhos que só vão te analisar, julgar e rotular.
Para quem oferecemos nosso mais belo sorriso e nossas melhores maneiras? Para, de novo, estranhos, ou pessoas que mal conhecemos. E muitos não darão a mínima...
Quando é mais fácil ajudarmos alguém? Quando esse alguém está longe. Conheço muitos que já mandaram até comida para a África, mas negaram um prato de comida para um pedinte em sua própria rua.

Pois é... no mínimo, a carapuça serve em um ou outro aspecto.

Ficamos bonitos e preocupados com a aparência na rua, mas ao chegarmos em nosso canto, obrigamos nossa família a nos ver descabelados, amarfanhados, desleixados. Até perfume só se usa da porta pra fora! 
Passamos o dia todo sorrindo e sendo cordiais com estranhos e, ao chegarmos em casa, despejamos todo nosso mau humor sobre as pessoas que nos amam.
Ajudamos a Etiópia, mas nossa cidade transborda problemas sociais e pessoas sofrendo preconceito.

Não proponho aqui um show de grosseria na rua, aliado ao embarangamento geral e jogando pão para o alto. É bom ver o bonito em qualquer lugar. Proponho valorizarmos quem merece de fato nosso melhor sorriso, nosso melhor aspecto, nossa maior ajuda. Podemos - e devemos - confiar nossas frustrações e expectativas a essas pessoas especiais, e não descontar nelas.

Elas sim, vão encarar nosso sorriso, nosso aspecto e nossas atitudes como as coisas mais lindas e importantes do mundo.

Mas vão se magoar muito caso tudo o que ofereçam seja retribuído na base da pedrada...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails