terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Defesas

*por AR

Engraçado como fazemos coisas sem pensar e só quando alguém nos critica ou nos chama atenção para o fato é que percebemos o papel ridículo.

Hoje aconteceu comigo.

Em uma conversa importante e definitiva, fui acusada de me supervalorizar em momentos de crise. Logo eu, que acho isso feio pra caramba! Se isso não bastasse para chamar minha atenção, a pergunta seguinte com certeza o faria: "não sei se as situações que você cita acontecem sempre, se me conta somente nestes momentos ou se inventa só pra se valorizar."

Apesar de toda a tristeza, decepção e mágoa geradas e expostas nesta conversa, fiquei pensando em quanto a gente se fragiliza sem perceber. Em quanto tentamos nos defender quando nos sentimos desvalorizadas, maltratadas, esnobadas. Em quanto nos expomos... Em como magoamos ou aborrecemos os outros, sem sequer perceber.

Sim. As situações que eu citava nesses momentos acontecem sempre, embora eu não dê tanta importância a elas em momentos tranquilos, pois só dava valor se fosse dado por uma pessoa em especial. Somente quando minha "resistência" está baixa que eu presto atenção, por ser até uma forma de alento para um ego arrebentado e por não receber de quem eu esperava. Quanto a falar delas nestes momentos apenas, é ridículo. Reconheço e me envergonho por isso. E sinto muito por afetar aos que estão em volta.

Nunca concordei em me defender atacando, embora muitas vezes isso seja vital. Mas não gosto do resultado final. Embora viva, saio cheia de cicatrizes.

Espero ter a capacidade de aprender com meus erros. Quero ter sabedoria para, uma próxima vez que minha auto-estima estiver no buraco, não sair por aí posando de "gostosona do pedaço" e esfregar na cara dos outros.

Essa não sou eu. Essa é alguém que eu não quero ser nunca mais.

Desculpe-me por ter sido...

Um comentário:

Guilherme disse...

ruiva, sua prima me falou desse blog logo depois que você saiu. Confesso que tinha me esquecido dele, mas não de você. Quando ela me perguntou hoje o que eu tinha achado, peguei o endereço e cheguei aqui.
sua delicadeza e a forma suave de sair de situações difíceis me encantaram. Seus textos são engraçados, profundos, sinceros e combinam com a mulher maravilhosa que conheci. Mas não concordo muito com esse último. Nunca conheci pessoa mais despretensiosa dos seus atributos, mesmo com a boca mais perfeita que já vi!
as coisas vão melhorar pra você, em todos os aspectos e eu quero estar por perto quando você voltar a sorrir.

Related Posts with Thumbnails