quinta-feira, 14 de abril de 2011

Perdendo Amigos

*por AR

Em minha opinião, poucas frases de (d)efeito são tão cretinas quanto: "perco o amigo, mas não perco a piada!". Deprimente. Principalmente porque esse tipo de pessoa realmente perde os amigos. Muitas vezes sem perceber. Como? De uma forma simples: o até então amigo vai deixando de fazer confidências, de expor sua fragilidade, de ter intimidade. Não fica mais à vontade com a pessoa.


E isso é fatal.


O "piadista" vai perdendo o que de melhor seu amigo lhe oferece: sua incondicionalidade. Se antes ele expunha a alma e se oferecia da mesma forma, nunca mais o fará novamente. Pra que? Para ser ofendido? Pra ter jogado na cara e de forma completamente injusta, tudo o que até então era uma partilha de sentimentos, de confiança, um incentivo, uma parceria? Não. Por maior que seja essa amizade, ela vai ser severamente abalada.
Tiro por mim. Sou extremamente tolerante e resiliente, mas se o encanto quebra, nunca mais ficarei vulnerável a outro ataque de pura grosseria.


Às vezes, o único elo que temos com a pessoa é o sentimento. Então, que sentido faz abalarmos esse elo só para sairmos posudos de uma discussão? Para batermos no peito e dizer: que presença de espírito! Só se for de porco...


Bem diz uma frase que uma amiga coloca em seu msn: "Eu não quero ter razão. Eu quero é ser feliz!"


Prefiro perder uma discussão que poderia ser encerrada com apenas um comentário ferino e oportuno meu. Eu poderia jogar na cara também, como todos fazem. Poderia "dar o troco", ser irônica. Mas acho isso tudo de uma pobreza de espírito atroz. Considero pessoas que fazem isso de pouca inteligência, por maior que seja seu QI. Quero dizer com isso que não é a pessoa burra que faz isso. É a que não usa sua inteligência, o que é ainda pior.


Acho muito mais edificante manter o respeito e não usar algo que a pessoa me disse em confissão, ou desabafo, ou simplesmente por ter confiado em mim até aquele momento, contra ela.


Portanto, ao escolher entre o amigo e a piada, escolha sempre o amigo. A piada deixa um sabor amargo que é difícil de sair...e muitas vezes não há perdão para o que é dito, uma vez que "desculpa" não sara.


Outra frase, essa de Efeito mesmo: "Procuro alguém que não use o que eu digo contra mim."
É esse aguém que tento ser. E esse alguém é tudo que também quero pra mim.

3 comentários:

Fábio Luis disse...

A piada se faz naquele momento e se acaba depois, torna-se sem graça se for feita novamente. Amigos são para sempre, e sempre que se encontram é um gosto novo de novidade e quero mais. Jogar fora o sentimento que existe entre duas ou mais pessoas, apenas pela futilidade de uma piada, é fruto de uma alma triste, que necessita menosprezar alguem para se destacar e ser visto. Pobre alma, que ao olhar para trás não verá mais os amigos e nem suas piadas. Também prefiro ficar com os amigos e perder sim a piada.

Fábio Luis disse...

Gostei da reflexão mulheres, continuem escrevendo e nos dispertando para reflexão. Beijos e ótimo feriado de Páscoa.

Sílfide disse...

Obrigada, Fábio.
Continuarei escrevendo sim, amigo. Essa é minha terapia, minha forma de extravasar, portanto, nem tenho como parar! rs
Ótimo feriado pra vc tb!

Related Posts with Thumbnails