segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tem jeito pra tudo????


Por Ana Raquel


Já notou como as pessoas que nos cercam tem jeito pra tudo que é problema na sua vida? Desde uma espinha a... sei lá... qualquer coisa beeeem ruim, tipo tumor cerebral. Mas com uma condição: tem que ser problema da sua vida, não delas.

Hoje mesmo "sofri a ajuda" de uma dessas pessoas. Meu joelho, que é engalicado desde de um jogo de vôlei na adolescência, começou a dar tilt. E eu toda toda no salto fino em terreno irregular (aliás, façam um mapa pra mim de algum lugar sem buraco nessa cidade peloamordeDeus!!). Pois é... Nem cheguei a falar nada! Bastou uma careta por causa da fisgada e a madame começou a me receitar tudo que era remédio que ela e as 15 gerações que a antecederam tomaram... Nem preciso dizer que não lembro de nenhum sequer. Só da bolsa de gelo. Ou seria de água quente??? Éééé...

Do joelho, a mulher veio subindo com o diagnóstico, passando por dicas de moda e estilo, até que parou em uma pretensa depressão que ela, com sua hiper "sensibilidade", "percebeu" que estou prestes a cair. Menina, fiquei pasma! Não ri na hora porque mamãe sempre fala que é feio debochar dos outros, mas... quequeéaquilomermão???? Ela "olhou através" de mim e, atingindo o fundo do meu eu mais secreto (nessa hora quase tive uma síncope. Prender riso deve causar danos ao coração!), "viu" que eu precisava de ajuda. Claro que precisava! Alguém pra me livrar daquele encosto!

Fiquei lá, meia hora repassando mentalmente minha agenda do dia, pensando na moda do Oriente Médio, tentando descobrir com quantos paus se fazem uma canoa, prestando atenção apenas ao movimento da boca da mulher, pra poder soltar uns sons de concordância quando ela parasse de mexer. Mas aí, eu me lembrei de algo da minha infância que me marcou. Uma coisa que papai fez uma vez em uma situação semelhante. Acho que nessa hora minha expressão até se iluminou, pois minha "salvadora" deu um sorriso pretensioso e me disse que eu já estava melhorando só ao conversar (desde quando um monólogo é conversar??? hahaha) com ela.

Nessa hora, dei meu sorriso mais doce e fiz uma perguntinha simples: "e aí, que-ri-da? Como vai sua vida? Conte-me as novidades."

Olha... nunca uma pessoa se lembrou de um compromisso inadiável, despediu, entrou no carro, deu a partida e saiu tão rápido quanto ela fez. Digno de nota! Vou até procurar no Guinness pra ver se tem. Pena que não cronometrei...

Foi quanto realmente entendi o que papai havia feito. Naquela época, eu perguntei a ele porque o digníssimo em questão havia saído correndo depois que ele inverteu o interrogatório. Papai simplesmente respondeu: simples, filha: as pessoas querem sempre dar conta da sua vida; enquanto isso a delas está uma m&**@. E elas se envergonham disso. Dão conselhos para mascarar a própria incompetência. Falam sobre coisas que elas mesmas acreditam que devem ser feitas, mas não fizeram ou fazem. Ou seja: metem-se na vida alheia e se esquecem de viver sua própria vida! Aí, quando alguém os expõem, eles fogem.

Se tem jeito pra tudo então, porque esses "arautos da sabedoria" não têm uma vida perfeita?

Fica a dúvida pra quem quiser responder...

3 comentários:

Bel disse...

Nossa, menina... parece que eu que estou escrevendo isso! Agora mesmo aconteceu isso. Uma colega de trabalho veio me dar mil conselhos para minha vida "melhorar". Quem falou pra ela que eu quero conselhos? Ainda mais dela, que não consegue manter um bom relacionamento nem como o cachorro?
Fala sério...

mc disse...

è o mesmo princípio de livros de autoajuda. Se realmente funcionassem, o mundo estaria perfeito. Era só comprar qualquer um, ler e pronto! O mundo seria feito só de Bill Gates, Dalai Lama e Oprah Winfrey! Todo mundo com sucesso garantido. E tem otário que ainda compra esses trecos... Eu sofri quando me mandaram fazer uma matéria com o tal de "O Segredo"... É melhor ler a bula do Imosec... "O Universo conspira a seu favor", hahaha!

mc disse...

Ué. Parou?

Related Posts with Thumbnails