sábado, 3 de julho de 2010

Mulheres e Futebol


Por Ana Raquel

Mais uma Copa do Mundo e mais uma vez a mulherada, que normalmente nem gosta de ouvir falar de futebol, se veste de verde e amarelo, não perde um jogo, tenta entender as regras do jogo, critica as jogadas; mas também dá uma conferida nos jogadores mais gatos, no look da galera, na concorrência... Enfim, uma diversão!

O que acho mais interessante de tudo isso é que, passou o campeonato ou, como aconteceu, o Brasil encerra sua participação, a maioria volta a execrar o esporte. Fica com raiva quando o marido/noivo/namorado continua a assistir os jogos, participar de suas peladas semanais, volta à rotina.

Ontem mesmo eu ouvi uma discussão assim entre um casal. Estava ao telefone com uma amiga e, em determinado momento, ela se irritou com o marido que estava assistindo ao jogo de Gana com o Uruguai. Eu perguntei a ela, que é uma das mais maníacas por futebol de Copa que eu conheço, o motivo da raiva. Ela disse que não aguentava ver o marido perder tempo vendo "um monte de marmanjo correndo atrás de uma bolinha". Tive que rir da inconstância da minha amiga. Poucas horas antes ela não queria nem falar com ninguém pra não correr o risco de perder o jogo do Brasil com a Holanda!

Engraçado que esse ano, mesmo me sentindo menos patriota que em qualquer época da minha vida (embora tenha tido um incentivador e tanto!), estou interessada em acompanhar os jogos. Todos os que posso! Ontem assisti à vitória do Uruguai pela internet enquanto estava na agência. Entre uma demanda e outra, dava uma espiadinha. Agora mesmo estou vendo Argentina e Alemanha. Claro que torcendo pra segunda, que está no intervalo e vencendo de 1x0. Torcendo também para o Mick Jagger ser Argentina desde pequenininho... rsrs. Assisto sempre sozinha para não atrapalhar ninguém com minhas dúvidas. Guardo-as para perguntar depois a quem entende ou procuro na net.

Em uma de minhas andanças, eu achei o site http://www.mulherefutebol.com/ . A autora, Marina Miyazaki, admite sua completa ignorância no esporte. Pode até ser que ela desconheça as regras, mas os comentários que faz sobre todo o resto são impagáveis.

Desde comentários sobre os figurinos dos técnicos e jogadores (não disse? não disse?), ela faz uma análise sobre o comportamento dos mesmos, dos narradores, repórteres, torcida. É um barato! Vale dar uma conferida.

Falando em conferida, o intervalo acabou. Vou ter que prestar atenção ao jogo e torcer contra a Argentina, claro! Bem... pelo menos até minha irmã chegar aqui e me chamar para um compromisso...

Até a próxima!

Um comentário:

mc disse...

Pirô, mulé? E eu achando que só papai gostava desse treco aí na família... rsrsrs. Eu só fiquei odiando mais ainda o futebol depois dessa copa com aquele barulho das cornetas dos infernos. Em 2014, vou ver se arrumo um intercâmbio. Tô fora!

Related Posts with Thumbnails